Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes sobre o componente Águas Pluviais

Publicado: Quarta, 04 Dezembro 2019 19:11 | Última Atualização: Quinta, 05 Dezembro 2019 16:52 | Acessos: 1497

1. GERAL

a) O que é o módulo SNIS – Águas Pluviais?

A partir de 2016, o SNIS passou a contar com um novo componente, o SNIS AP, realizando o levantamento da situação dos serviços de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas em todos os municípios brasileiros. A Secretaria Nacional de Saneamento – SNS desenvolveu formulários contendo perguntas importantes sobre a situação dos serviços e a infraestrutura de drenagem e manejo das Águas Pluviais nos municípios. Os formulários apresentam perguntas relacionadas a informações gerais, de cobrança, financeiras, de infraestrutura, operacionais e de gestão de riscos.

b) Quem preenche o SNIS – Águas Pluviais?

São os usuários Responsáveis pela Informação e Auxiliar de Preenchimento. As informações fornecidas ao SNIS Águas Pluviais são de responsabilidade das Prefeituras Municipais, que devem definir quem são os usuários.

c) O preenchimento do SNIS – Águas Pluviais é obrigatório?

A participação é voluntária, no entanto os programas de investimentos do Ministério do Desenvolvimento Regional consideram a participação na coleta de dados como critério de seleção para a liberação de recursos financeiros.

d) Não preenchi o SNIS – Águas Pluviais. O que acontece?

O município ficará inadimplente com o Componente SNIS – Águas Pluviais. Para regularizar a inadimplência é necessária a participação na nova coleta de dados.

e) Como entrar em contato com a Equipe SNIS – Águas Pluviais?

Através dos contatos por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e pelos telefones: (61) 2108-1394 / 1180 / 1412 / 1395 / 1419.


2. 
ACESSO

a) Como realizar o Primeiro Acesso no sistema SNIS – Águas Pluviais?

O Primeiro Acesso é realizado através do link enviado no corpo do e-mail destinado à Prefeitura.

b) Como obter o link de Primeiro Acesso?

Para os municípios que nunca acessaram o Sistema, a Equipe SNIS – Águas Pluviais envia um e-mail com o link de Primeiro Acesso.

Atenção! Caso a prefeitura não tenha recebido o e-mail de primeiro acesso, deverá solicitar pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ao SNIS – Águas Pluviais.

c) Como acessar o sistema do SNIS – Águas Pluviais?

Após realizar o primeiro acesso, os demais acessos podem ser feitos pelo seguinte endereço: http://www.snis.gov.br/drenagem.

d) O acesso ao SNIS – Águas Pluviais pode ser realizado através dos componentes Resíduos Sólidos ou Água e Esgotos?

Não, o sistema SNIS – Águas Pluviais tem acesso específico.

e) Como recuperar minha senha?

Na página inicial do SNIS – Águas Pluviais (http://www.snis.gov.br/drenagem), clique no ícone “Esqueceu a senha?” e siga o passo a passo indicado. Ao final do processo será enviada uma nova senha para seu e-mail.

3. USUÁRIO

a) O que são os perfis de usuários?

Ao realizar o login, o primeiro usuário a registrar-se no sistema receberá o perfil de "Responsável pela Informação”. Este poderá registrar novos usuários.

b) O que é o perfil de Responsável pela Informação?

É o profissional que irá preencher os formulários da coleta de dados. É um usuário chave durante o processo de coleta, pois é com ele que a equipe do SNIS entrará em contato caso haja alguma inconsistência no preenchimento dos formulários. Apenas os usuários com o perfil de Responsável pela Informação podem finalizar o preenchimento.

c) O que é o perfil de Auxiliar de Preenchimento?

O Auxiliar de Preenchimento é o perfil de usuário que preenche os formulários, mas não tem autonomia para cadastrar novos usuários e finalizar o preenchimento.

d) É possível registrar mais de um usuário no sistema SNIS – Águas Pluviais?

Sim, é possível que o município tenha vários usuários, com senhas de acesso distintas.

e) Como registrar mais de um usuário no sistema SNIS – Águas Pluviais?

O usuário Responsável pela Informação deve acessar o Sistema, e cadastrar o novo usuário no menu lateral Administrativo - Usuários.

 4. INFORMAÇÕES SOBRE O PREENCHIMENTO

 a) Qual é o prazo para preenchimento dos formulários?

Após o início da Coleta de Dados, os formulários ficam disponíveis para preenchimento por aproximadamente 45 dias, conforme cronograma informado em: Coleta de Dados de Águas Pluviais.

b) Onde posso coletar as informações para preencher os formulários?

As informações podem ser coletadas junto ao setor (es) ou Secretaria (s) responsável (eis) pelos serviços de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas.

c) O município não possui as informações sobre o serviço de Águas Pluviais, o que fazer?

Não possuindo as informações exatas recomenda-se, em último caso, apresente valores aproximados/estimados de forma a representar a realidade do município, desde que fique registrado no campo de "Observações, esclarecimentos ou sugestões" ao final de cada formulário. Sugerimos que o município mantenha um cadastro da Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página