Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Componentes > Águas Pluviais
Início do conteúdo da página

Componentes do SNIS

Publicado: Quarta, 04 Dezembro 2019 20:37 | Última Atualização: Segunda, 16 Março 2020 18:22 | Acessos: 1343

  SNIS Águas Pluviais

 

 Drenagem e Manejo das Águas Pluviais

 Os serviços de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas (DMAPU) estão intimamente ligados ao sistema natural de drenagem. Quando ocorre uma precipitação, as águas pluviais espontaneamente escoam das regiões mais altas para as mais baixas de uma bacia hidrográfica.


Em virtude das alterações dos sistemas naturais, decorrente da ocupação urbana e da impermeabilização do solo, é necessária a introdução de estruturas artificiais – obras de engenharia - para controlar o escoamento espontâneo das águas pluviais. Isto é feito para evitar impactos na população que reside nas cidades.

Os sistemas de DMAPU devem ser compostos por medidas estruturais - infraestruturas de coleta e transporte da água da chuva e de amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final - e, também, por medidas não estruturais - sistemas de alerta de riscos hidrológicos e programas de educação ambiental. A combinação dessas duas medidas permite a convivência da população com os impactos desencadeados pela ocorrência de eventos hidrológicos, como as precipitações.

No SNIS, a caracterização da prestação do serviço de DMAPU, nos municípios brasileiros, é realizada pelo módulo de Águas Pluviais - SNIS-AP. Neste módulo são levantadas, juntos aos municípios e instituições federais, informações de diversos tipos, como, por exemplo, a titularidade do serviço, cobrança, infraestrutura, dados financeiros, operacionais e de gestão de risco

registrado em:
Fim do conteúdo da página