Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Implementação
Início do conteúdo da página

Implementação

Publicado: Terça, 03 Dezembro 2019 15:49 | Última Atualização: Terça, 18 Fevereiro 2020 17:16 | Acessos: 1670

Para implementação do SINISA contitui-se três subsistemas:

  • Subsistema 1 - Gestão dos serviços de saneamento básico;
  • Subsistema 2 - Situação da oferta e da demanda, avaliação da efetividade dos investimentos;
  • Subsistema 3 - Informações e indicadores selecionados.

O subsistema 1 é concentrado na oferta dos serviços, constituindo-se na evolução do atual SNIS com as ampliações de escala e de escopo, complementações de informação e aperfeiçoamento que se mostrarem necessárias, articulado as pesquisas do IBGE e com o SISAGUA. Este subsistema deve lidar com as informações coletadas junto aos titulares, Municípios, Estados, prestadores e entes reguladores e fiscalizadores dos serviços públicos de saneamento básico, sistematizando, analisando e disponibilizando, por Município, por Estado e por Prestador de Serviço, com periodicidade anual, informações e indicadores.

Iniciamos o desenvolvimento da plataforma web com a Fábrica de Software do Ministério do Desenvolvimento Regional, onde cada módulo possuirá a seguinte listagem de formulários por módulo:


 

A Solução de Tecnologia da Informação, deve auxiliar no processo de coleta e geração dos indicadores, incluindo relatórios gerenciais, relatórios de indicadores, relatórios consolidados por faixas populacionais, estados e regiões do Brasil.

No ritmo de desenvolvimento atual da plataforma, espera-se que no ano de 2020 já possamos realizar os testes da plataforma SINISA, além do desenvolvimento de cursos de capacitação e manuais de utilização do novo sistema. O SINISA deverá substituirá o atual sistema utilizado para diagnóstico do setor saneamento, o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS, a partir de 2021.

registrado em:
Fim do conteúdo da página